01 Ago 2007

Como não pedir um link no Lucrando na Rede



Compare Preços no JáCotei:

Bicicleta Caloi Expert Aro 20 Preto
Bicicleta Caloi Expert Aro 20 Preto



CD Auto Player Pioneer DEH-P6980IB
CD Auto Player Pioneer DEH-P6980IB




Antes de entar no assunto propriamente dito, gostaria de deixar bem claro que não tenho absolutamente nada contra o Rafael, ou quem quer que seja, apenas estou usando o seu exemplo como mote para escrever este artigo que espero seja útil para outras pessoas.

O fato é que recebi um e-mail hoje com os seguintes dizeres (apenas copiei e colei, sem modificar uma linha sequer).

Bom dia,

Peço desculpa vir te importunar pelo e-mail, porém como estou investindo no meu blog e acredito que isto é visto de bom olhos para aqueles que acreditam no crescimento dos blogs como um todo, fiz uma promoção afim de sortear um DVD, procurando divulgar meu blog, leio seu blog a algum tempo e seria interessante para min um trackback dele, como não sei se a informação da promoção ira se espalhar como gostaria, estou através deste notificando possíveis interessados.

Promoção : http://www.vidaadois.info

Abraços e Obrigado.

Atenciosamente,


Rafael Cunha
:: Silici0 ::
http://www.rafaelcunha.com
http://www.vidaadois.info

Em primeiro lugar, eu não sei se o Rafael é leitor deste blog ou do Blogue do Janio. De qualquer forma, custa-me um pouco aceitar que ele seja realmente meu leitor, porque eu nunca escondi de ninguém que a melhor maneira de obter links, trackbacks ou qualquer outro tipo de promoção em meus sites é fazendo trackbacks para mim. Recebo diariamente dezenas de e-mails, a maioria de interessados em troca de links, tentando convencer-me que links recíprocos são ótimos para SEO.

Assim, quando o Rafael vem me pedir para fazer um trackback para a Promoção dele (cujo endereço tive de descobrir, porque ele nem isso passou no e-mail), sem dizer se deseja pagar pela resenha no meu site, eu só posso me sentir usado e desrespeitado! Claro que eu sei que tudo o que o Rafael queria era aproveitar que não existe concorrência na blogosfera brasileira para obter uma ação simpática minha de escrever sobre o concurso dele (que não está sorteando um DVD Player, e sim um DVD de filme em promoção do Submarino), e não um post imenso criticando a atitude dele.

Só para deixar mais claro, eu teria curtido muito mais se o Rafael antes de enviar o e-mail tivesse feito uma pesquisa simples no Lucrando na Rede pela palavra “concurso”. Ele facilmente acharia o artigo Aumente a relevância de seu site com concursos culturais, que ele poderia citar em um artigo dele, se não no próprio post da promoção. Uma vez que ele fizesse o trackback, aí sim ele poderia me mandar o e-mail “reforçando” (sutileza não faz mal a ninguém) que havia linkado um artigo meu, e que gostaria da minha participação na disputa (no e-mail dele não aparece em momento algum que eu deva participar da promoção, apenas divulgá-la).

Enfim, já que não estou participando mesmo, e se por acaso meu nome entrar na urna e eu ganhar vou pedir ao Rafael que sorteie para outra pessoa, vou mais além: “super promoção que sdorteia um DVD” é no mínimo discutível, já que não estamos falando de um DVD Player com DivX e Progressive Scan e áudio 7.1 com acessórios. Se o seu objetivo é aumentar a sua base de leitores, comigo não funcionou esse expediente todo, principalmente pela resposta prepotente, desprovida de humildade que “Ela” (deve ser uma das autoras do blog) deu ao leitor Sem Nome que também achou um despropósito uma promoção que sorteia um DVD de dez reais ser chamada de “super promoção”.

Acreditem, leitores: não sou um cara mau, tanto que eu dei o trackback que o Rafael pediu, e os links para o site dele não têm nofollow. Só estou aproveitando para expor um pouco mais a maneira como eu encaro as atividades em meus blogs.

Textos possivelmente relacionados





35 Respostas para “Como não pedir um link no Lucrando na Rede”

  1. Rafael on 01 Ago 2007 at 8:02 pm

    Bom, primeiramente obrigado…

    Eu talvez possa ver da mesma maneira que você pontos falhos diante de meu ponto de vista, tudo muito discutível como você mesmo disse, mesmo quanto a resposta, sincera, da mesma maneira que você o fez agora!

    Dificil saber seus gostos e objetivos, por exemplo muitos gostaram do meu aviso e ‘importuno’ por e-mail sobre a promoção.
    Não apareçe no e-mail que você deve participar pois para min seria algo interessante a você e logico sobre o mesmo.

    Me desculpa pelo premio foi o que momentaneamente eu pude ofereçer.

    Abraços

    [Reply]

  2. Janio Sarmento on 01 Ago 2007 at 8:20 pm

    Rafael, há basicamente duas maneiras de se lidar com uma crítica: considerá-la uma acusação e assimilando-a como tal (indo para a culpa, em conseqüência), e considerá-la como um aviso de que algo não está tão bem quanto a gente pensa.

    Eu sempre prefiro assumir a segunda postura, quando posso. E por isso digo que você não deve se julgar inferior ou inferiorizado por não poder dar um carro zero de presente no seu blog.

    Contudo, você deve lembrar que leitores não gostam de ser enganados, e chamar a sua promoção de “super promoção” não é algo, digamos, tão adequado assim.

    Da mesma forma, a pessoa que respondeu o comentário sequer se permitiu analisar o que o Sem Nome estava dizendo, já saiu se defendendo e se justificando. Tanto que o próprio Sem Nome, humilde, disse “vai ver fui eu quem não entendi direito”.

    Também vale lembrar que não são todos os leitores que querem ser “comprados” com coisas. A maioria, na verdade, só quer ler sobre assuntos de seu interesse, de um ponto de vista único (não importa se certo ou errado, isso quase não existe). E se você tem um ponto de vista para compartilhar, mas não há leitores para usufruir da sua opinião, reconsidere minha sugestão de fazer trackbacks para outros artigos. Ofereça antes de pedir, comente em outros sites, participe, e as pessoas vão passar a conhecer o seu trabalho também.

    Parece ser um caminho mais difícil (e é), mas além de não custar dinheiro vai atrair simpatizantes para o seu blog, assinantes para o seu feed e — muito possivelmente — blogueiros que vão divulgar o seu trabalho espontaneamente, indicando textos e convidando você para “tags”. É bem mais gratificante!

    [Reply]

  3. Fabio Centenaro on 01 Ago 2007 at 8:33 pm

    Rafael e Janio,
    Este assunto veio bem a calhar: hoje estava conversando com um amigo sobre isso, e comentei que as dicas que ele havia me dado (quase que idênticas às do Janio) estavam trazendo um bom retorno. Comentar, opinar, linkar, criar trackbacks não é uma coisa fácil, não é tão simples como parece. É um trabalho que exige esforço e dedicação. Mas, com certeza, o retorno é garantido.

    E é errando que a gente aprende, Rafael. Pega as dicas do Janio, põe em prática que o resultado viá. E se precisar de ajuda, estamos ae.

    Abraços!

    [Reply]

  4. Leo Baiano on 01 Ago 2007 at 9:30 pm

    Janio, confesso que concordo com você que o Rafael poderia ter usado de outras formas para conseguir a sua, ou de qualquer outro, atenção, só que não posso deixar de pensar que se fosse outra pessoa que tivesse lhe enviado o e-mail você certamente divulgaria a promoção e ainda participaria.

    É, eu sei… o texto do cara, no e-mail, não foi muito chamativo mas fala sério, não era para tanto né?

    [Reply]

  5. Janio Sarmento on 01 Ago 2007 at 9:37 pm

    Experimenta, Leo… Aí a gente tira a dúvida… ;)

    [Reply]

  6. Leo Baiano on 01 Ago 2007 at 9:42 pm

    Não disse que caso eu tivesse enviado o e-mail… disse outra pessoa para não citar nomes!

    Mas Janio, na boa, lembra do tempo em que você estava iniciando seu blog, pensa na falta de experiência e conhecimento desse mundo. Pensa no monte de posts hipócritas onde os autores fingem que não existe panelinha alguma e que tem espaço para todo mundo.

    Pense no post do Bruno Alves que virou meme mesmo sem ele querer e nos vários memes em que as mesmas pessoas foram convidadas mas deixaram de participar.

    Pensa nos blogueiros, alguns até de renome, que se dão ao trabalho de ir no REC6 cadastrar posts do Cardoso, do Bruno, seus e de outros…

    Agora me diz: O que gostaria que o Rafael fizesse? Ele não tem como adivinhar seus desejos, ele tentou e não se sinta privilegiado ao ponto de achar que a mensagem foi escrita especialmente pra você…

    Não estou a defender o Rafael, como disse no primeiro post, concordo com você e eu também não teria divulgado a promoção, você foi até bonzinho… só estou dizendo que compreendo a atitude.

    [Reply]

  7. Janio Sarmento on 01 Ago 2007 at 10:10 pm

    Leo.

    Eu próprio “defendi” o Rafael, e acredito que ele tenha entendido isso.

    Todo mundo que acompanha meus blogs sabe como eu gosto de lidar com essas coisas: não tenho blogroll, não escrevo sobre assuntos que não me interessam (razão pela qual estou devendo a resposta à tag — memes não têm convites — das dez séries de tevê), não faço troca de links. E eu sempre digo por quê não faço isso. Qualquer um que leia meus feeds saberia.

    Aqui mesmo no Lucrando na Rede eu publiquei não faz muito um artigo ensinando de maneira divertida como pedir links para seu blog. Se ele realmente lesse meu site como disse, ele saberia disso.

    Quanto à inexperiência, meus blogs levaram cerca de dois anos até terem algum destaque, até terem um volume mais alto de assinantes. Mas eu nunca fiz promoções, nunca mandei um e-mail pedindo para trocar links, e tampouco enganei o meu leitor. Quem me acompanha esses anos todos sabe o quanto eu comemorei quando cheguei a cem assinantes do feed: foi a mesma comemoração de quando cheguei a dez, de quando cheguei a quinhentos, e será a de quando eu chegar a mil, dois mil, três mil.

    Eu poderia ter escrevido esse artigo sem citar o nome do Rafael uma única vez, ou teorizando a respeito do assunto, ou mascarando nomes e links, mas teria sido melhor? Certamente não.

    Sobre a panelinha que você cita, das duas uma: ou eu estou dentro dela, porque não consigo ver a mesma coisa que você; ou você está sofrendo de alguma crise, já que seu blog é novo — e segundo me consta até pouco tempo atrás era crivado de palavrões, o que não torna sua leitura necessariamente agradável — e você não se dá conta que esses nomes que você citou (Bruno, Cardoso, etc) são de gente que ralou durante muito tempo, gente que tem anos de estrada (Cardoso é escritor profissional, Bruno é especialista em informática há muito tempo, com diversas especializações), muito conteúdo, e naturalmente atraem a atenção sobre o que escrevem, porque escrevem bem.

    Tenho um cliente que tem blog há cerca de um ano, e tem cerca de 50.000 page views diários; outro tem blog há um mês e tem cerca de 30.000. Seus nomes não foram citados, eles não fazem jabás em listas de discussão, e ainda assim estão ganhando mais do que muitos probloggers.

    Afinal, Leo, o que é que eu estou perdendo nesse debate todo? Qual é o ponto que não estou percebendo?

    [Reply]

  8. Leo Baiano on 01 Ago 2007 at 10:22 pm

    Não quis em momento algum desmerecer os nomes que citei, muito menos o seu… Ambos citados já tiveram alguma forma de contato comigo e sabem o quanto admiro o trabalho deles.

    Quanto ao que disse em relação ao meu blog e os “palavrões” esta se confundindo, não costumo utilizar esse tipo de linguagem nem no blog nem na minha vida pessoal…

    Com relação a panelinha, creio que pequei na palavra por não saber outra melhor para descrever, vou ficar te devendo.

    O exemplo que você citou, dos seus clientes, não vejo relevância alguma a questão.

    E o ponto que esta perdendo é não ter percebido que o Rafael só esta em busca do lugar dele ao sol, você poderia ter respondido ao e-mail…

    Me diz, você gostaria de ver uma conversa, por e-mail ou MSN, publicada no meu blog sem que eu tenha lhe consultado antes?

    Agora Janio, se não me engano já tive a oportunidade de lhe dizer que gosto do seu blog e acompanho através do Feed… não é a primeira vez que venho aqui comentar… não eu não quero um link :-) só quero que compreenda que neste dialogo não tem nada de pessoal envolvido!

    [Reply]

  9. Janio Sarmento on 01 Ago 2007 at 10:37 pm

    Leo, você é que está esquecendo que o Rafael pediu um trackback, e isso eu dei. Se ele tivesse apenas mandado um e-mail falando sobre a promoção, sem pedir o trackback, eu visitaria a página com as regras da promoção e se fosse de meu agrado — não seria, até porque o assunto que ele trata, “vida a dois”, não é de meu interesse — eu publicaria em algum de meus sites.

    Quanto aos palavrões, é que ficou “marcado” um post seu em que chamava a Britney de merda, ou coisa parecida. Se procurar por “merda” em seu próprio blog vai encontrar o post a que me refiro.

    Espero estar me retratando da impressão confusa com essa constatação. :)
    E fique frio, Leo: conversas de alto nível sempre me interesam.

    [Reply]

  10. Felipe Gonçalves on 01 Ago 2007 at 10:51 pm

    Com esse texto, Jánio, já sei como não devo começar na blogosfera … :)
    Mas, convenhamos, Rafael pelo menos teve iniciativa de enviar um email, mesmo que meio “robotizado”, ele tentou. Eu mesmo não tenho coragem de mendigar Links para meu blog…

    Pois bem, o objetivo do cabra de conseguir um linkzinho foi satisfeito, mesmo que pagando o “preço dos pecadores”.

    [Reply]

  11. Janio Sarmento on 01 Ago 2007 at 10:58 pm

    Felipe.

    Não esqueça que blogs são pessoais e parciais. Se não pedir links pra mim, talvez não tenha que pagar esse preço. ;)

    [Reply]

  12. Leo Baiano on 01 Ago 2007 at 11:13 pm

    Janio,

    Eu sei a qual post esta se referindo mas não chamei a Brit (ainda que ela mereça) de merda, eu disse que ela esta se especializando em fazer merda! Feio é mentir não é verdade?

    Quanto ao post, mais uma vez lhe digo que compreendo sim o seu ponto de vista só não faria o mesmo, mas como disse a Cris Zirmeman, quem manda no meu blog sou eu, e como disse meu amigo Paulo Galo, o mundo só é bom porque é plural. Então vamos ficar por aqui pois estou começando a me sentir culpado, você publica diversos posts com excelente conteúdo e eu termino não me envolvendo da mesma forma que estou me envolvendo neste.

    Amplexos,

    Leo Baiano!

    [Reply]

  13. Janio Sarmento on 01 Ago 2007 at 11:23 pm

    Leo, não seja por isso: é só escolher outro post e cair matando! :D
    Realmente, eu que fiquei com uma impressão de paraquedista do blog por causa de um post que achei oportunista. Me culpa.

    Também parei por aqui. Vou pegar uma água mineral, quer? :D

    [Reply]

  14. Rafael on 02 Ago 2007 at 6:52 am

    Olha só, eu tenho blog desde 2003, onde naquela época não existia essa de trackback ou essa tal ‘concorrencia’, acredito que talvez fosse até mais interessante pois os links de um para outro era sim feito por e-mail em uma camaradagem maior. Tudo bem que as coisas são adequadas conforme evoluem, que todos evoluam (é assim que escreve?) junto.

    Uma coisa me fez perceber a idéia de um trackback para blog, que muitas vezes eu pude e tive oportunidader de colocar e acabei não colocando, talvez eu deva usar mais desse recurso para ser reconhecido com seriedade.

    Felipe, não se preucupe quanto a essa crítica, o preço a se pagar é muito bem pago, pelo rumo da conversa ja aprendi e refleti bastante, e essa é a idéia de crescimento.

    Janio,

    Obrigado mais uma vez, pois a repercursão de tudo esta sendo otima para min, ja aprendi bastante, mesmo porque tendo ver as as coisas com bons olhos, sempre visando aprender.
    Minha proposta da promoção foi uma grande dúvida que no final e ja esta sendo um grande ganho pra min, tanto quanto estou aprendendo e o reflexo de trackbacks esta sendo bem legal.

    Abraços

    [Reply]

  15. Felipe Fernandes on 02 Ago 2007 at 11:18 am

    Não consegui ler todos os comentários completos… Mas esse assunto retrata bem e muito com está a blogosfera hoje em dia.

    Agora um blog é sinônimo de lucro e APENAS isso! Simplismente deixou de ser um lugar onde uma pessoa qualquer pode deixar seu conhecimento, opinião e tudo mais de boa vontade. Tudo agora se visa o lucro.

    Recebi uns 5 ou 6 e-mails de blogueiross pedindo link para o meu humilde blog de mais ou menos 4 meses. Aceitei o link de 2 pois os conhecia pelos comentários deixados e posteriormente os conheci falando por MSN. Tanto que até vinham falar de artigos antigos que nem eu me lembrava. Isso que eu acho que seja um leitor.

    Abraço!

    [Reply]

  16. silici0 on 02 Ago 2007 at 1:47 pm

    Eu acredito que tenho uma visão diferente, eu quero e preciso de popularidade, não viso o lucro, viso popularidade para participação dos leitores no meu blog, tenho pouca visitação, pagerank baixo e pouco atividade com os leitores…

    Lucro é algo que será gerado após esses pontos estiverem sanado é uma consequência!

    Essa é minha visão né.

    Abraços

    [Reply]

  17. Thiago Mobilon on 02 Ago 2007 at 3:50 pm

    Já enviei meu comentário duas vezes e não foi.. será que é por causa dos links?!

    [Reply]

  18. Thiago Mobilon on 02 Ago 2007 at 3:51 pm

    A blogosfera está entupida de promoções, que mais são tentativas de comprar links para subir no ranking do Blogblogs, do que intenções de prestigiar o leitor ou prestar algum serviço realmente útil para a sociedade.

    Estamos tendo na blogosfera uma forma de replicação de um movimento já praticado pelos “orkuteiros”. É o famoso: “Oiii, posso te add??” - “Só add se deixá scrapp!”.

    Assim como disse o Jânio, tem muito blog muito grande, que ganha enxurradas, sem um pingo de popularidade neste digamos, universo. Caso por exemplo do excelente (e muito mais velho que a maioria da panela blogosférica) WinAjuda.

    Convenhamos, esse negócio de ficar vangloriando outros blogueiros é pa-té-ti-co! É um tal de professor daqui, super probloguer dali. Por favor não confundam isso com admiração ou elogio.

    No final o que se vê é uma enxurrada de baba ovos com blogs de conteúdo duplicado, ou “especializados” em postar as últimas da Playboy.

    Que tal largarmos essa disputa por popularidade e toda essa melação de lado?

    E Jânio, o artigo me pareceu um pouco grosseiro, mas achei a opinião bastante válida.

    Um abraço a todos!

    [Reply]

  19. [...] acabar de ler este post, enquanto mastigava o final de um Chokito, me deu vontade de falar. Como estava com a boca cheia, [...]

  20. MaxRaven on 02 Ago 2007 at 7:36 pm

    Thiago, o premio Comentario Do Ano da MaxRaven Co. & Son vai pra vc esse ano, colocou bem os pontos, mas esta parte:

    “Convenhamos, esse negócio de ficar vangloriando outros blogueiros é pa-té-ti-co! É um tal de professor daqui, super probloguer dali. Por favor não confundam isso com admiração ou elogio.”

    é a melhor.
    Estou na internet a mais tempo que muitos desses “probloggers”, mesmo não sendo blogueiro gosto da acompanhar e estou vendo essa super valorização de algo que deveria ser natural pode acabar criando um processo inverso aquilo que realmente é o objetivo deles, cuidado com as bolhas, elas podem estourar na cara.
    Quanto ao post do Janio, achei pertinente, atual, valido, pena que sobrou pro tal do Rafael, mas tinha de sobrar para alguem, contudo pude perceber que o tapa na cara foi extensivo a muitos por essa tal blogesfera.

    [Reply]

  21. cardoso on 02 Ago 2007 at 8:36 pm

    Max, qual o motivo das aspas em “probloggers”? Poderia explicar?

    Se for convincente prometo não perguntar pq você tem anúncios do AdSense em seu blog. Aliás, como você diz que não é blogueiro se tem um blog?

    [Reply]

  22. Felipe Gonçalves on 02 Ago 2007 at 9:17 pm

    Quanto “pano pra manga” esse texto deu !

    Rafael, admiro seu empenho, desculpe se lhe ofendi, não era meu objetivo.

    E concordo com Thiago Mobilon em tudo que ele disse. Realmente devemos crescer por mérito, mas sabemos que isso é demorado e como em quase todos os ramos de nossa vida temos que, em algum momento “babar ovo” de algum ser que por alguma razão alguns pensam serem superiores, mesmo, às vezes, tendo a plena certeza de que não são (como nossos chefes). Em uma coisa tenho que discordar, desculpe-me os radicas, mas “problogar” é precisso.

    Mas ainda acredito no mérito, como você, e estou tentando crescer sem usar dos recursos citados por Jãnio no texto “como pedir links para seu blog”. Mesmo tendo mudado totalmente o foco de meu blog, pra pelo menos, pagar o hosting do blog que, como rezeva a lenda, deveria ser sobre Economia, Finanças e Negócios, mas sabe como é, nem tudo é como queremos.

    Pois bem, um dia escreverei algo bombástico para a blogosfera e serei reconhecido pelo mérito, de alguma coisa que não sei ainda, mas vai chegar. Enquanto isso vou blogando coisinhas para pescar uns paraquedistas, já que preciso deles, para pagar minhas despesinhas com internet e hosting, pois não navego na net pela caridade de meu ISP e nem mantenho o webhosting pela boa vontade do dono.

    [Reply]

  23. MaxRaven on 03 Ago 2007 at 8:09 am

    Simples Cardoso, pq acho o termo estranho pro nosso idioma, mas se eu usasse outro talvez não seria entendido.
    A proposito, não tenho blog, tenho um site colaborativo, que na verdade é um repositorio de tutoriais e artigos. No inicio tinha pensando em fazer uma wiki, mas as engines que achei eram pesadas, muito lentas e sem recursos, então optei pelo joomla.
    Adsense? Claro, e a muito tempo, tenho conta lá bastante tempo inclusive, bem antes deste site, acho que desde 2002, quando tbm fiz uma conta do Adwords para outro projeto. A proposito, estou pensando em colocar alguns blogs para os amigos e usuários do meu site, pq eles sim gostam, já estou fazendo testes com o WPMU.
    Agora voltando aos termos, vcs não poderiam usar outros não?
    Outro dia estava falando a um conhecido sobre um outro post do Janio, sobre um blog de arquitetura que ele criou, quando usei esse termo, “problogger”, fiqueimais tempo explicando o que era do que do que a ideia do projeto em si. Pq não seria apenas aquele que “bloga” profissionalmente, existem as nuances.

    [Reply]

  24. Não é o blogueiro, é o conteúdo on 03 Ago 2007 at 10:47 am

    [...] *Peguei uma briga com o Noronha para defender um “carinha” (que provavelmente ganhou o domínio na promoção do BrPoint… rs) que mandou um e-mail pedindo link e vi que a coisa repercutiu. Na verdade não defendo a prática de troca de links mas recentemente enviei um e-mail para alguns blogs convidando para trocar links no blogroll. [...]

  25. Leo Baiano on 03 Ago 2007 at 12:22 pm

    Pelo visto não sou o único a confundir seu nome Cardo… opa… Noron… opa, Janio… Janio não é?
    :-)

    [Reply]

  26. cardoso on 03 Ago 2007 at 12:55 pm

    Problogger é estranho ao nosso idioma mas “site” e “blog” não é?

    E quanto tempo você levou para dizer “Problogger é sujeito que trabalha escrevendo em um blog” ?

    Quanto ao seu “site”, desculpe, mas ele é um blog. Pode continuar negando, mas fora a estrutura de blog você tem até uma categoria “opinião”.

    [Reply]

  27. Hilder Santos on 04 Ago 2007 at 2:41 am

    Putz, nem li todos os comentários também (quem mandou escrever bem, Jânio?), mas concordo contigo, meu velho.
    É igual àquele garoto em busca do primeiro emprego, que espera a época de eleição para ir em busca de um político “peixe” que consiga um trabalho qualquer, servindo até mesmo serviços gerais.
    Bem, eu também investi muito em meus sites (você sabe bem as dificuldades que tenho passado, mas continuo na luta), mas nem por isso saí por aí criando flames ou virais para obter os resultados que tenho proclamado atualmente. Devagar e sempre. :) Só tenho algo pra dizer pra você: clap clap clap!

    Abração, meu brother!

    [Reply]

  28. MaxRaven on 04 Ago 2007 at 2:41 pm

    São sim Cardoso, site já foi assimilado, blog ainda tenho de explicar a muita gente, principalmente aqueles do meu circulo de conhecidos (acima da casa dos 40), graças a sua replica consegui encontrar até uma forma mais simples de explicar a eles o que é um (genericamente falo que é um escritor que em vez de escrever em livors, jornais ou revistas de papel, fazem de forma eletronica).
    Quanto ao site ser ou não blog, bem, nem eu, nem os meninos que me ajudam consideram, inclusive um deles que me deu a ideia de por um espaço para eles criarem seus blogs e talvez até eu entre nessa, gostei de mexer no wordpress, bem mais agradavel de administrar que outras ferramentas. Quanto a ter um topico “Opinião”, bem, não encontrei nome melhor, mas aceito sugestões.

    [Reply]

  29. Thiago Mobilon on 04 Ago 2007 at 8:31 pm

    Nada contra o termo, mas é meio complicado mesmo citá-lo para leigos.

    Você faz uma compra, vai preencher o cadastro e a atendente pergunta:

    –”Qual a profissão Sr Thiago?”

    –”Problogger”

    –”Cuma?!”

    Até um tempo atrás eu acabava inventando qualquer outra coisa esdrúxula de momento. Hoje em dia digo que sou empresário, que de fato é verdade. Culpa do Mercado Livre!

    [Reply]

  30. Rodrigo Fante on 09 Ago 2007 at 6:57 am

    Sinceramente acho errado isso de ficar pedindo links, a promoçao também nao eh la grande coisa e o cara jogou com palavras.

    Mas postar um email enviado a voce, algo pessoal, publicar assim, é no minimo anti-ético

    [Reply]

  31. Janio Sarmento on 09 Ago 2007 at 10:43 am

    Eu acho isso muito engraçado… Se é para me pedir como se faz isso ou aquilo no WordPress, como se ganha dinheiro com essa ou aquela ferramenta, não tem problema eu publicar o e-mail junto com a resposta. Mas se é para fazer uma crítica, que queiram os incomodados ou não é construtiva, publicar o e-mail é anti-ético.

    Dá licença, gente…

    [Reply]

  32. Carlos on 21 Ago 2007 at 5:35 pm

    Bem, esse eu tou escrevendo só para te contar que no meu monitor de 15´´ com um internet explorer ( e não venha me dar bronca sobre o firefox, a maioria da web ainda está no explorer) o seu blog está com parte do texto sumindo… não consigo ler nada antes do 2007 dos comentários… Sou bem amador nessa coisa de blog, e não me sinto professor, nem problogger, nem nada nesse assunto, mas ainda assim me arrisco a sugerir que vale a pena corrigir essa.

    Abraços,
    Carlos Lavieri

    [Reply]

  33. Janio Sarmento on 21 Ago 2007 at 7:41 pm

    Carlos.

    Pode ser que na sua Internet o IEca seja a maioria, porque aqui ele tem meros 42,4% de participação, contra 53% do Firefox e 2% do Opera.

    De qualquer forma, vou ver se consigo descobrir o problema para tentar corrigir. Quarenta por cento ainda são uma fatia considerável.

    Por fim, não precisa se envergonhar de usar o navegador da maioria. Afinal, todo mundo sabe que 200 trilhões de moscas têm os mesmos hábitos alimentares, e elas não sentem culpa nenhuma por isso.

    [Reply]

  34. Janio Sarmento on 21 Ago 2007 at 8:05 pm

    Pronto, Carlos.

    O Lucrando na Rede respeita as minorias (mesmo que elas pensem que são maioria), e eis a lista de comentários com uma nova folha de estilos adequada aos navegadores menos eficientes.

    [Reply]

  35. Fabio on 23 Ago 2007 at 12:25 pm

    Primeiro: acho legal o cara dizer que é “problogger” ou problogger (com aspas e sem aspas pra agradar todo mundo). E acho bem mais simples dizer que é empresário ou mesmo que “trabalha com internet” do que dizer que é um tal de problogger. Mas isso é questão de ponto de vista.

    Depois, eu mesmo quando iniciei nesse mundo senti vontade de pedir links. Mas nunca o fiz. Com o passar do tempo, comecei a “ganhar” os tais links, mas todos eles “dados” por boa vontade do dono do blog e não por pedidos ou súplicas. Não tenho todo esse volume de visitas, não ganho rios de dinheiro. Mas tenho meu blog humilde, trato-o com seriedade e os resultados virão, com certeza.

    De qualquer forma, o Janio pode ter sido um pouco “rude” no artigo, mas foi com o intuito não de atacar o Rafael, mas usando-o como exemplo. E isso o próprio Rafael reconhece. Acho que quem mais ganhou nessa história toda foi o Rafael. E nós, que sempre aprendemos mais.

    Abraços!

    [Reply]

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma resposta

É proibida a reprodução do conteúdo deste site sem prévia autorização por escrito do autor. Citações de no máximo um parágrafo acompanhadas do link para o texto original são permitidas sem necessidade de autorização escrita.

diHITT - Notí­cias